domingo, 15 de setembro de 2013

Rat Look: customização com muita ferrugem

Nova tendência mantém carroceria do jeito que os ratos gostam, como neste exemplar de 1933



Nem mesmo o sol das belíssimas praias de Los Angeles bastava para animar a mocidade nos anos 30. Os jovens queriam a adrelina de correr sobre os lagos secos da Califórnia com seus Fordinhos preparados. Assim nasciam os hot rods, movimento que ganhou força nos anos 50, quando os americanos voltaram da guerra com larga experiência em mecânica. Eram tempos de câmbios sem sincronizador e motores do tipo flathead.
Pintura intacta? Jamais! O lance era deixar os carros com carroceria envelhecida e enferrujada, até porque não havia mão de obra qualificada para fazer uma pintura nova. Daí o termo rat look (visual de rato), referência a um rato verde, conhecido como Rat Phink, que se tornou marca registrada dos hot rodders. O estilo de customização dos “enferrujados” é tendência nos Estados Unidos e começa a ganhar adeptos no Brasil. Esse modelo das fotos é um deles, desenvolvido pelo customizador Donizete Costalonga, de Santo André (SP).

Partes brilhantes da carroceria têm explicação: elas estão cobertas de diesel. Por quê? Esse óleo ajuda a manter a ferrugem intacta


A antiga picape Ford 1933 serviu de base para o rat em um projeto que durou quase dois anos para ser concebido, e não lembra em nada o modelo original. Nas mãos de Costalonga, para-lamas e capô foram para o espaço, assim como a caçamba original. “Tirei as medidas, peguei alguns exemplos e esculpi toda a peça à mão”, lembra. O teto também foi cortado e rebaixado, tornando o visual do carro mais macabro. Uma boa lixa tirou toda a tinta da carroceria, deixando a lata exposta ao tempo e acelerando o processo de envelhecimento, colocando a ferrugem em cena. Para manter a oxidação em dia, a lavagem é feita com diesel.

“Coloquei faróis de época e até o cachorro de corrida que vinha na versão cupê. Nada desse carro é novo, tudo que tem aí foi lançado até os anos 50”, explica o customizador. As rodas originais ganharam pintura vermelha e pneus Continental de faixa branca. Os dianteiros são originais, enquanto os traseiros, mais altos e largos, são herança de um Cadillac dos anos 40.
Chassi e suspensões foram trabalhados para que a carroceria descesse alguns andares e ficasse mais próxima do chão. Costalonga também se preocupou com os mínimos detalhes do carro chamado de Vegas. “É uma homenagem a Las Vegas, cidade que busco referências todos os anos durante o Sema Show”, conta. Ele se refere ao maior evento de carros customizados do mundo, realizado anualmente nos Estados Unidos.


Alguns Modelos de Veiculos "recentes" que adotaram o Rat Look


Tem um Carro assim? " Rat Look ".

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