quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Carros rebaixados só podem circular com autorização do Detran.

Especialista responde às dúvidas dos internautas sobre suspensão.
Tema inclui regularização, vistoria e vida útil de molas e amortecedores.


Desde maio, quando o Contran publicou uma resolução que permite com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada, o interesse e as inquietações dos fãs de carros “socados” só têm aumentado.

Depois de lerem a reportagem do tira-dúvidas publicada no último domingo (17), diversos leitores enviaram suas dúvidas. Elas foram selecionadas e respondidas pelo jornalista Ricardo Lopes da Fonseca, que estuda sobre mecânica há mais de duas décadas e já se aventurou como piloto participando até do Rali Paris-Dakar. Confira:

Qual é o procedimento para regularizar carros rebaixados? Preciso de algum tipo de autorização, como no caso do GNV?
- Edson Paes 
De acordo com o Detran de São Paulo, o interessado deve solicitar autorização prévia da autoridade policial no Setor de Modificações da respectiva unidade do Detran. Deve-se preencher o formulário próprio para isso e anexar cópia do RG e do CRLV, solicitando a modificação pretendida na suspensão. Como exemplo, ver procedimentos no www.detran.sp.gov.br - ícone Veículos - Alteração de Características. 

Se a modificação da suspensão é regularizada pelo Detran, por que as seguradoras podem se recusar a aceitar carros rebaixados ou mesmo se isentar da responsabilidade em casos de acidente?
- Fharrá e Thiago Lenzi 
Esse assunto é complicado, mas todas as seguradoras se baseiam por uma regra de recusa, em que ela, a seguradora, pode recusar qualquer solicitação de seguro, seja qual for o motivo. 

Que observações acompanham o documento do carro rebaixado quando ele se torna regularizado? Essa descrição pode ser retirada posteriormente ?
- Rodrigo 
De acordo com o Detran de São Paulo, a alteração será anotada no campo de observações do CRLV e poderá ser retirada quando o veículo voltar a situação anterior. 

Qual medida deve ter a distância entre o solo o farol baixo do carro? É permitido usar as molas originais do carro cortadas?
- Wallace 
Existe uma medida mínima do solo como referência, que é de 480 mm medidos do centro geométrico do farol baixo ao solo, devendo ser observado o artigo 6º, da Resolução Contran 262/07, que não permite sistemas com regulagem de altura. 

Alterar o tamanho da roda sem rebaixar o carro traz algum dano à estrutura do carro? A troca de um aro 13 polegadas por um de 15 ou 17 polegadas pode comprometer a durabilidade da suspensão?
- Emerson Carvalho, Renan e Fernando 
Em um primeiro momento, qualquer alteração das características originais em um carro pode gerar conseqüências, sendo algumas mais e outras menos sérias. A alteração das rodas, por exemplo, de imediato vai interferir nas medições de velocidade e distância registradas pelo velocímetro e odômetro do veículo. A configuração de fábrica, nesse caso a aferição, ficaria comprometida. Seria necessário refazê-la em uma loja especializada. Algumas alterações, por mais simples que possam parecer, devem ser bem pensadas. Vamos pegar um exemplo: um carro 1.0 básico com aro 13 de fábrica recebe um aro 14 do modelo 1.6. Parece simples essa alteração, não? Mas o mesmo modelo de carro pode ter componentes diferentes na suspensão conforme a versão. Os amortecedores podem ser outros, com calibragens diferentes, o que vai causar uma grande interferência no automóvel, seja no consumo, na estabilidade, entre outros fatores. Isso tudo leva a uma única possibilidade: se for alterar alguma coisa no seu carro, procure orientação de pessoal capacitado, mas saiba que nem tudo é recomendado. Quanto à legislação, o texto diz que o conjunto formado pela roda e o pneu tem de ser mantido de acordo com a medida original. Isso quer dizer que se um carro tem rodas de 15 polegadas e receber outras no tamanho 17, mas com perfil do pneu mais baixo, em tese será mantido o tamanho do conjunto original. 

Os carros equipados com pneus largos podem ter consumo elevado de combustível?
- Alécio Rodrigues 
Podem sim. Os pneus maiores geralmente são mais pesados e assim o carro vai precisar de um esforço maior para se locomover, o que vai aumentar o consumo.

Qual a vida útil das molas traseiras e dianteiras de um automóvel?
- Laércio de Lemos 
Em tese a vida útil vai depender do uso, mas os fabricantes de automóveis recomendam a substituição com 60 mil quilômetros, sendo a mesma recomendação para os amortecedores. 

Os amortecedores dianteiros e traseiros podem ser trocados individualmente?
- Juares Passos 
Os amortecedores, assim como todos os componentes que se situam em um mesmo eixo (molas, batentes, discos e pastilhas de freio, entre outros), devem ser trocados, no mínimo, aos pares. O ideal é fazer a substituição sempre em conjunto, ou seja, trocar os quatro no mesmo momento. 

Apenas o vazamento sinaliza que os amortecedores estão ruins?
- Paulo Roberto 
O vazamento é o sinal extremo de que o funcionamento do amortecedor já não está de acordo. Para saber se o amortecedor está bom você pode fazer checagens em lojas especializadas a cada 20 mil quilômetros ou, antes disso, se perceber algo diferente, como ruídos, batidas e mesmo uma instabilidade. 

Quais são os locais habilitados a fazer inspeção para que a situação do veículo seja regularizada?
- Robert Rodrigues 
A lista de endereços pode ser verificada no site do Inmetro ou no balcão de informações dos Detrans. Deve-se verificar a lista de Institutos Técnicos Credenciados (ITLs), que são as oficinas credenciadas junto ao Inmetro para confecção do laudo necessário. 

Se um carro na garantia for rebaixado, ele perde esse direito em relação a problemas ligados à suspensão?
- Boanerge 
Essa é a maior desvantagem de alterações no carro novo. O automóvel que sofrer alguma mudança na sua característica original estará sujeito a perda da garantia de fábrica.





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